Food News Latam - Tetra Pak promove palestra sobre indústria 4.0 aplicada ao setor de alimentos e bebidas

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Tetra Pak promove palestra sobre indústria 4.0 aplicada ao setor de alimentos e bebidas

Brasil Procesos / Envases

Novas tecnologias elevam o nível de controle das fábricas e permitem respostas mais rápidas às mudanças do mercado. A quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, tem transformado diferentes setores da economia global, provando ser um divisor de águas para a manufatura moderna.

A realidade também se aplica à indústria de alimentos e bebidas, em que a eficiência e competitividade dos fabricantes está diretamente ligada à disponibilidade de máquinas e aos ganhos em produtividade possibilitados pelas novas tecnologias. Com foco nesses pontos, a Tetra Pak promove, durante o Fórum Fispal Tecnologia, a palestra “Desafios e Oportunidades. Indústria 4.0: Fatores de Sucesso, Mudanças nas Operações”, que abordará a aplicação das novas tecnologias na indústria de alimentos e bebidas.

“Além dos ganhos em produtividade e em eficiência operacional, a Indústria 4.0 também tem proporcionado aos fabricantes respostas mais rápidas às demandas dos consumidores e às transformações do mercado”, explica Fernando Caprioli, diretor da área de Serviços Técnicos da Tetra Pak. “Esses benefícios são resultado da introdução da digitalização, da automação, do monitoramento remoto dos equipamentos com sensores e algoritmos, que estão alterando por completo o modelo de manufatura no mundo e no Brasil”.

Dentre as tecnologias que têm transformado o modelo de produção industrial destacam-se a internet das coisas (IoT), o big data, a inteligência artificial, a realidade aumentada e a robótica. Aplicadas juntas ou separadamente, dependendo da maturidade operacional do cliente, elas elevam o nível de controle sob os processos em andamento na fábrica, garantindo maior flexibilidade, previsibilidade e eficiência à produção.

Como parte da atuação da divisão de Serviços Técnicos, a Tetra Pak oferece uma ampla variedade de soluções amparadas sob o guarda-chuva da indústria 4.0. Uma das novidades anunciadas recentemente foi a introdução dos óculos de realidade mista HoloLens, da Microsoft, aos serviços de manutenção remota de equipamentos. A tecnologia permite que técnicos da Tetra Pak presentes nas plantas dos fabricantes possam se conectar aos especialistas da companhia em outros lugares do mundo. Dessa forma, os profissionais especializados podem atuar como se estivessem no local, ajudando a solucionar o problema de modo mais assertivo e com maior agilidade.

Outra inovação introduzida pela Tetra Pak foi o Sistema de Monitoramento Remoto, que explora dados de performance de mais de 5 mil máquinas de envase, conectadas em todo o mundo, para alertar os fabricantes a prevenirem falhas antes que elas ocorram. Com a utilização da tecnologia de nuvem Microsoft Azure, os especialistas da Tetra Pak identificam desvios e aconselham os clientes sobre suas necessidades de manutenção de forma mais oportuna e eficaz. O novo serviço aprimora a rotina de manutenção, reduzindo o tempo de parada da máquina e os custos relacionados à manutenção ou falhas inesperadas.

AGENDA

“Desafios e Oportunidades Indústria 4.0: Fatores de Sucesso, Mudanças nas Operações”
Data: 29 de junho
Horário: 10h10
Local: Fórum Fispal Tecnologia (São Paulo Expo)

Sobre a divisão de Serviços Técnicos Tetra Pak
A área de Serviços Técnicos da Tetra Pak tem como objetivo de apoiar as indústrias de alimentos e bebidas a entregarem produtos seguros e de alta qualidade, enquanto reduzem custos e o impacto ambiental, e tornam suas operações mais eficientes. A abordagem inclui uma variedade de produtos e serviços, como consultoria, digitalização, consumíveis, upgrades, avaliações de pessoal, treinamento customizado, monitoramento e suporte remoto de equipamentos. Os serviços estão disponíveis para todo o mercado, desde fábricas que usam os equipamentos da Tetra Pak como indústrias de outros setores.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|