Food News Latam - Moldagem sem amido de produtos de gelatina em apenas 20 minutos

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Moldagem sem amido de produtos de gelatina em apenas 20 minutos

Procesos / Envases Brasil

A Bosch está melhorando a eficiência geral do sistema com um novo método de produção. Entrevista com Frank Jansen, Gerente de Produto, Bosch Packaging Technology. Na ProSweets deste ano, a Makat Candy Technology, parte da Bosch Packaging Technology, revelou um processo de moldagem isento de amido para a fabricação de produtos de gelatina pura em moldes de silicone. Conversamos com Frank Jansen sobre esse novo método de produção.

Na sua opinião, quais são as principais tendências na produção de confeitos?
FJ: Estamos percebendo um grande crescimento em vários grupos de produtos. Segundo uma pesquisa da Allied Market Research, o mercado global de nutracêuticos chegará a um volume de 302 bilhões de dólares até 2022, com um crescimento anual de 7%. Portanto, é um mercado forte – inclusive para a indústria da confeitaria! Quase 14% de todas as vitaminas e suplementos dietéticos hoje vêm no formato de pastilhas. A Transparency Market Research também prevê que o mercado global de pastilhas vitamínicas crescerá 5% ao ano nos próximos oito anos e alcançará um volume de mais de 4 bilhões de dólares em 2025. Também é interessante notar que na Índia, por exemplo, 63% de todas as vendas de medicamentos em 2015 eram produtos sem necessidade de prescrição médica (OTC), como pastilhas para a tosse; na China foram 55% e nos EUA cerca de 11%. Uma tendência aumentando!

Bosch1Que inovações existem a esse respeito nos processos de fabricação?
FJ: Assim como o “Candy 2 Gum” (goma de mascar moldada), a moldagem sem amido de produtos gelatinosos parece ser um tema muito atual! Conforme já é padrão há bastante tempo para doces rígidos, agora produtos puramente gelatinosos também podem ser moldados sem amido, usando moldes de silicone. Esse processo de fabricação é de particular interesse para os fabricantes de produtos nutracêuticos ou OTC.

O que se entende por moldagem sem amido?
FJ: Moldar sem amido significa fazer produtos à base de goma e gelatina mas utilizando moldes de silicone, em vez da tradicional moldagem com amido, com bandejas, amido e selagem.
Como exatamente isso funciona?
FJ: Para a moldagem com amido clássica, o fabricante usa um sistema Mogul. Para a moldagem de produtos de gelatina sem amido, entretanto, aprimoramos um sistema que já existia, chamado Silicone Rubber Mold (SRM): primeiro, os moldes de silicone são umedecidos com um agente antiaglomerante. Depois disso, a massa de moldagem é vertida nos moldes. Então, os moldes preenchidos vão esfriar no refrigerador integrado do SRM, permanecendo assim na máquina. Passados apenas 20 minutos para o resfriamento, os produtos estão moldados. Os moldes vazios retornam à estação de moldagem e são novamente preenchidos. E esta é a primeira grande vantagem: os moldes são processados na máquina e não precisam sair do ciclo de produção para esfriar.

Por quê?
FJ: Na Bosch, nossa principal vantagem é usarmos gelatina convencional para fazer a massa de moldagem. Otimizamos o projeto do cabeçote de moldagem para esta aplicação e agora podemos moldar massas com alto teor de matéria seca (MS). Agora, o fabricante pode usar gelatina convencional de alto Bloom na produção sem formação de fibras. A massa de moldagem endurece dentro de 20 minutos, já no sistema. Os produtos não precisam mais ficar em uma sala de maturação, o que é uma grande vantagem para o fabricante.

Por que isso é uma vantagem?
FJ: Na fabricação normal de produtos gelatinosos, as caixas de amido devem ser deixadas numa sala de maturação durante 24 a 72 horas. Durante esse tempo, o amido remove a água dos produtos, o que os solidifica. Nesse ponto, a matéria seca do produto final (MS final) é de 84 a 86%. Agora podemos fundir uma massa de moldagem que já tenha essa MS final. Nossos produtos de gelatina precisam então de apenas 20 minutos para esfriar e ficar no formato do molde. Assim, a eliminação da etapa de maturação economiza custos de energia e tempo de produção. Isso também significa que nós precisamos de menos espaço na área de produção. O resultado é extremamente positivo para a eficiência de toda a instalação.
Para isso também contribui a ausência de amido, o que certamente minimiza o custo?
FJ: Exatamente! Estamos substituindo dezenas de milhares de caixas de amido por algumas centenas de moldes de silicone reutilizáveis. Com 30 ciclos de enchimento por minuto e um tempo de circulação de 20 minutos, são necessários apenas cerca de 600 moldes de silicone. Como o novo método de produção não precisa mais do processamento do amido, também economizamos energia e custos com pessoal. Anteriormente, os fabricantes precisavam desumidificar e reprocessar centenas de toneladas de amido. Isso está caindo em desuso. Além disso, temos uma economia de custos e, como eu disse, não há mais necessidade de uma sala de maturação. Outro ponto positivo é a alta velocidade do sistema Bosch, que pode encher até 30 moldes por minuto. Por fim, uma troca de formato leva apenas uma hora, o que economiza ainda mais tempo e dinheiro.

E para quem a moldagem sem amido foi pensada?
FJ: Basicamente, ela é destinada a fabricantes de produtos de alta qualidade com contornos definidos, porque a moldagem sem amido é particularmente impressionante na produção em massa. O formato dos produtos é predeterminado pelos moldes de silicone, portanto a variedade dos formatos é limitada de acordo com os respectivos moldes. Os contornos delicados de alguns produtos não são adequados para moldes de silicone, uma vez que podem ser danificados quando os artigos são pressionados para fora do molde. A moldagem sem amido, no entanto, é o método de produção perfeito para todos os outros produtos – desde pastilhas para tosse até gomas vitamínicas!

E quanto ao restante do processo? Em outras palavras: de que outra forma a Bosch pode apoiar o fabricante?
FJ: Na qualidade de provedores de soluções completas, também podemos oferecer aos nossos clientes, além do método de produção propriamente dito, uma consultoria abrangente e outras formas de apoio: oferecemos tudo, desde a cozinha e a estação de moldagem adaptadas para este processo, passando pela primeira embalagem, até o empacotamento. Podemos até mesmo testar e aprimorar receitas para nossos clientes em nosso laboratório interno.

Por último, mas não menos importante: o que esperar para o futuro?
FJ: Acreditamos que a moldagem sem amido se estabelecerá rapidamente, pois ela reduz o tempo de produção para 20 minutos, eliminando os custos de energia, das máquinas para processamento do amido e da sala de maturação. A maior vantagem para o fabricante, no entanto, é poder moldar com gelatina convencional. A resposta dos nossos visitantes ao ProSweets foi muito promissora. Tanto as casas tradicionais quanto os novos fabricantes estão muito interessados no nosso método de produção inovador.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|