Food News Latam - Food News Latam

Equipe Brasileira de confeitaria participa da Copa do Mundo em Lyon

Brasil Confitería

Nos dias 22 e 23 a cidade de Lyon, na França, sedia a 15ª edição da Copa do Mundo de confeitaria. O Brasil representado pelos chefs Fernando de Oliveira, Abner Ivan, Marcone Calazans e liderado por Ramiro Bertassin, apresentaram os seus trabalhos no primeiro dia de competição, 22 conforme ordem de sorteio.


campeonato mundial confiteria chefNesta Edição a Copa conta com 24 países inscritos, inclusive o país ganhador na última edição a Itália. Cada dia de competição tem 10 horas para que cada equipe dentro de um cronograma estabelecido pelo regulamento possa entregar uma escultura de chocolate, uma escultura em gelo cristalino, uma escultura em açúcar, um entremet, uma frozen ou torta de sorvete e 14 sobremesas individuais que serão submetidas ao júri.
O tema escolhido pela equipe brasileira para realizar os trabalhos nesta edição foi “Piratas do Caribe”, um tema que na análise dos chefs que integram a equipe oferecia muitas possibilidades, pelos próprios elementos que dispõe e o frescor tropical.

A escultura de chocolate esculpida pelo chef Abner Ivan trouxe como elemento principal o rosto do personagem principal do filme o pirata Jack Sparrow, a peça composta por várias técnicas inclusive esculpidas também ilustrava as batalhas travadas a bordo do navio Pérola Negra.

A peça de gelo cristalino confeccionada pelo chef Fernando de Oliveira utilizando motosserra, formões e retificadora que em determinado momento deixou de funcionar fazendo com que o chef tivesse que fazer os traços na peça de forma manual, fazia referencia ao vilão de um dos filmes Davy Jones, o pirata com características de homem e lula, a escultura foi esculpida em 2 blocos de gelo em formato 3D.

A peça em açúcar desenvolvida por Marcone Calazans fez menção as águas do mar e a lula que por vezes protagonizou ataques ao navio “Pérola Negra”.
Todas as sobremesas foram inspiradas nos elementos que tinham alguma ligação com o filme, o entremet au chocolat, foi desenvolvido no formato de uma boia salva vidas, ela tinha como principal característica o sabor marcante do chocolate, a torta de sorvete tinha os sabores de frutas tropicais e tinha o formato da bússola do personagem Jack Sparrow e as mono porções no formato de pequenos barris de rum, elas representam a principal bebida dos piratas.

Os ingredientes como banana, manga, castanha do baru, coco e rum foram combinados para criar os sabores das sobremesas.
Apesar de toda a pressão causada pela própria competição e elementos como a euforia da torcida do Japão, China e França todos os produtos foram entregues dentro do prazo exigido.

Os chefs brasileiros estão satisfeitos com o trabalho realizado apesar de terem se reunido para treinar em equipe apenas 1 vez e pensam que participar deste tipo de evento possibilita inserir a confeitaria brasileira no cenário internacional, permitindo assim que outros profissionais possam participar de futuros mundiais.
O resultado será divulgado na cerimônia de premiação e encerramento que deverá acontecer no dia 24.

|