Food News Latam - Exportações brasileiras de milho ainda podem atingir níveis recordes

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Exportações brasileiras de milho ainda podem atingir níveis recordes

Brasil Agricultura

A robusta produção de milho no Brasil, especialmente na chamada ‘safrinha’, os preços mais atraentes para o produtor e a melhora da competitividade do produto brasileiro em função do dólar mais forte sinalizam que o Brasil exportará mais do que se esperava inicialmente. Esses fatores implicam em considerar, para este ano, vendas externas recordes (ultrapassando as pouco mais de 26 milhões de toneladas exportadas em 2013).

No entanto, quando esta expectativa encontra os números divulgados, quanto ao ritmo de embarques, há uma controvérsia identificada. “Apesar de os dados da Secex ainda não estarem trazendo exportações de milho em níveis mais altos, em meio do contexto favorável, o acompanhamento mensal feito pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereal, ANEC, mostra um volume de embarques mais elevado”, observa a analista da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi.

Destaca-se o dado de agosto, quando, segundo a Secex, foram embarcadas 2.28 milhões de toneladas do cereal, enquanto a ANEC mostrou exportações de 4.49 milhões de toneladas. Essa diferença ocorre devido à metodologia utilizada pelas duas instituições. Os dados da ANEC consideram o que foi efetivamente embarcado no período, enquanto a Secex precisa fechar toda a documentação para que o dado possa ser lançado no sistema.

Para avaliar os próximos volumes exportados, a INTL FCStone analisou dois cenários. No primeiro deles, considerando as exportações por mês para se alcançar a estimativa de exportações da Conab (de 26.4 milhões de toneladas), os volumes embarcados devem ficar bastante aquecidos, batendo recordes mensais de exportação e movimentando o porto de Santos/SP, por onde é escoada a maior parte do milho brasileiro.

Já levando-se em conta os dados da ANEC até agosto, segundo Lodi, seria possível o Brasil superar o estimado pela Secex e pela INTL FCStone (de 27 milhões de toneladas). Este cenário totalizaria um volume embarcado de 28.5 milhões de toneladas de milho.

Apesar do cenário favorável às exportações de milho, o volume da soja nos portos pode influenciar a movimentação do cereal nos próximos meses. Isso porque a sazonalidade de embarques da oleaginosa, contrária ao milho, foi influenciada pela competitividade da soja, que também melhorou significativamente e fez prolongar as exportações em quantidade considerável até pelo menos a metade do mês de setembro.

“Isso poderia influenciar o ritmo e até mesmo o volume de milho exportado, uma vez que a capacidade de escoamento dos portos brasileiros é limitada”, disse Lodi. No entanto, as rotas de escoamento dos grãos não devem apresentar entraves.

Segundo dados da Secretaria do Comércio Exterior, a soja é escoada especialmente pelos portos de Paranaguá e Rio Grande, enquanto o milho utiliza a rota de Santos como principal via. Em Paranaguá, há uma certa concorrência entre os dois grãos, mas a quantidade de milho exportada costuma ser secundária.

De acordo com avaliação da analista Natália Orlovicin, a exportação do milho não deve sofrer interferência da soja. “Os embarques devem ocorrer normalmente, com capacidade suficiente para atingir a estimativa para este ano ou mesmo superá-la”, disse. Mais informações sna.agr.br.

Derechos Reservados©
Solo si se reconoce la fuente con el enlace hacia Food News Latam® se permite la total o parcial reproducción del contenido.
Fuente: Food News Latam® www.foodnewslatam.com

 

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|