Food News Latam - Nova estratégia de trade marketing de ENO aumenta vendas em 15 pontos percentuais

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Nova estratégia de trade marketing de ENO aumenta vendas em 15 pontos percentuais

Brasil Ingredientes

A meta é elevar de 3.700 para 6.200 o número de pontos de venda atendidos por essa ação. O Sal de Fruta ENO, produzido pela GSK e líder na categoria de antiácidos no Brasil¹, vai ampliar a estratégia piloto de trade marketing implementada desde o final de 2015 em 3.700 pontos de vendas (PDVs) do país. Em menos de seis meses, a iniciativa de agrupamento dos formatos de Sal de Fruta ENO e Eno Tabs em um mesmo local, como um grande bloco da marca, organizou os produtos da gôndola por sintoma e gerou mais visibilidade à categoria.

Só nos primeiros 60 dias após a mudança, as farmácias-teste registraram um crescimento de 15pp em relação às outras. A meta é expandir para 6.200 o número de pontos de venda impactados por essa ação até o final de 2016.

A nova estratégia foi pensada principalmente porque a empresa identificou que a categoria de antiácidos é muito fragmentada no ponto de venda. Enquanto os sachês (5g) de Sal de Fruta ENO e os roulletes (8 comprimidos) de ENO Tabs estavam dispostos nas colmeias (comprimideiras), os frascos (100g) de Sal de Fruta ENO e os frascos (48 comprimidos) de Eno Tabs ficavam na gôndola. Como líder da categoria, ENO apostou no agrupamento dos formatos em um mesmo local para gerar mais visibilidade, garantir o sortimento completo, melhorar a distribuição do produto e auxiliar o consumidor, facilitando sua navegação e decisão de compra na farmácia por meio da orientação do gerenciamento do segmento.

O desenvolvimento dessa ideia se deu em três passos importantes: apresentação dos benefícios da estratégia de execução no PDV ao cliente; avaliação acerca das mudanças estruturais de exposição no PDV e execução, com o direcionamento do time de merchandising para ativação e exposição nas lojas.

“O que está por trás do bloco de marca é a estratégia de criar brand heroes de cada categoria de medicamentos OTC, ou seja, que não precisam de prescrição médica. Como mais de 70% dos shoppers já entram no PDV com uma marca referência na cabeça, a blocagem feita dessa forma ajuda na sinalização da categoria como um todo. Hoje, o formato em sachet ainda é o mais vendido, e uma das vantagens de ter a exposição do formato sachet ao lado do frasco é provocar a ponderação do shopper sobre o custo/benefício de cada um e estimular o trade up, ou seja, apresentar mais uma opção para o consumidor tratar a azia.", explica Thiago Ayres, coordernador de Trade e Shopper Marketing da GSK .

A estratégia busca disseminar o conceitos das brand heroes nas principais redes do país, ou seja, um líder do segmento no PDV, contribuindo para que o restante da cadeia também comece a se movimentar nesse sentido.

Sal de Fruta ENO é líder do mercado de antiácidos[1] no Brasil e se destaca porque começa a agir em seis segundos[2] e pela credibilidade das credenciais de ser um produto GSK. É top of mind da categoria[3] e possui a maior distribuição do mercado brasileiro entre os medicamentos OTC1 (Over The Counter), ou seja, sem necessidade de prescrição médica.

Entre 2006 e 2016, Sal de Fruta ENO lançou sabores diferentes como Guaraná, Limão, Laranja, Abacaxi e, recentemente, Camomila.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|