Food News Latam - UBE participa da conferência internacional de embalagens flexíveis tappi/cetea

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

UBE participa da conferência internacional de embalagens flexíveis tappi/cetea

Brasil Procesos / Envases

Em sua 11a edição, o evento reunirá toda a cadeia do setor de flexíveis para discutir. Tendências e tecnologias que impactarão no futuro das embalagens. A partir de um tema bastante instigante – ‘Mitos e verdades sobre a reciclagem do nylon’ - a UBE (https://ube.es/) marcará sua participação na 11a Conferência Internacional de Embalagens Flexíveis TAPPI/CETEA, agendada para 12 a 15 de abril.

O evento virtual é organizado pelo CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagem - https://ital.agricultura.sp.gov.br/cetea) em parceria com a Divisão de Extrusão e Embalagens Flexíveis (IFPED) da TAPPI.

A palestra da UBE, agendada para 14 de abril, será conduzida por José Angel Prieto, da área de Pesquisa & Desenvolvimento da subsidiária da Espanha. Prieto abordará as tecnologias de reciclagem do nylon (poliamida), desmistificando, através de dados, as suposições existentes no mercado sobre sua viabilidade. “Muito se fala sobre a possibilidade de a poliamida encontrada nas embalagens flexíveis ser um contaminante na corrente de reciclagem de polietileno, mas a verdade é que não há dados que comprovem essas suposições”, pontua o especialista. Este será justamente o desafio de Prieto na Conferência: mostrar que as embalagens com nylon são recicláveis.

Ele mostrará um estudo feito pela UBE que mostra a viabilidade da reciclagem de um filme multicamadas com diferentes porcentagens de nylon. “Começando pela trituração dos filmes, diluição, passando pela ‘pelletização’ e, por fim, a extrusão, vamos mostrar que a poliamida não atrapalha o processo de reciclagem na corrente de polietileno”.

Outro aspecto que será abordado pela UBE na TAPPI é a possibilidade de se produzir, com nylon, embalagens que usam menos material e com melhor desempenho. “Este tópico também está ligado à sustentabilidade, uma vez que embalagens mais finas têm um impacto positivo ao gerar um volume menor de embalagens após o descarte, e podem ser recicladas após o uso”, conclui Prieto.

A palestra da UBE vai ao encontro da proposta da 11a Conferência Internacional de Embalagens Flexíveis TAPPI/CETEA: oferecer para o mercado de embalagens plásticas flexíveis inovações em resinas, processos e/ou equipamentos com o objetivo de produzir embalagens que atendam aos requisitos de proteção de novos produtos, que apresentem melhorias no desempenho de produtos já consagrados, que confiram aumentos de produtividade, possibilitem redução de perdas e/ou de custos e sejam sustentáveis.

“Se o objetivo deste evento é divulgar os trabalhos de P&D e Inovação realizados pela indústria no Brasil e no exterior, além de proporcionar aperfeiçoamento profissional para os participantes, a apresentação da UBE terá um impacto bastante positivo ao mostrar que as embalagens contendo nylon (poliamida) são recicláveis conforme mostram os estudos”, finaliza Prieto.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|