Food News Latam - Novo estudo clínico destaca a eficácia de peptídeos de colágeno de Peptan® em recuperação esportiva

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Novo estudo clínico destaca a eficácia de peptídeos de colágeno de Peptan® em recuperação esportiva

Brasil Ingredientes

A Rousselot, fabricante líder global de soluções de colágeno e gelatina, lançou um novo estudo clínico mostrando os benefícios de seu ingrediente de peptídeos de colágeno, o Peptan®, para a recuperação em exercícios esportivos. A pesquisa científica foi desenvolvida em colaboração com os principais cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Os resultados revelam que os peptídeos de colágeno ajudam a reparar os tecidos conjuntivos após a atividade física e a prevenir o risco de lesões quando usados como suplemento alimentar na nutrição esportiva.1

O ensaio clínico duplo-cego randomizado controlado por placebo envolveu 24 homens jovens ativos, que consumiram uma dose diária de 20 g de Peptan, 10 g pela manhã e 10 g à noite, contra um placebo em duas doses. O ensaio mediu o desempenho (por saltos de contramovimento (CMJ)), dor muscular (usando uma escala analógica visual de 200 mm) e uma variedade de marcadores sanguíneos associados à lesão muscular, inflamação e metabolismo ósseo, antes da suplementação (no início), pré-exercício, pós-exercício, bem como 24h e 48h após o esforço físico. Os participantes tomaram a dose alocada por nove dias, o que incluiu um período de run-in de sete dias. Os participantes então realizaram uma série de exercícios físicos exaustivos aos músculos para medir os efeitos do Peptan na recuperação do tecido conjuntivo.

A avaliação da dor muscular indicou que os participantes que consumiram Peptan tiveram 20% menos dor muscular em todos os momentos após o exercício intenso, em comparação com aqueles que receberam uma dose de placebo (Figura csm Peptan sports recover1). Além disso, os dados mostraram que Peptan aumentou o desempenho esportivo - aqueles que receberam uma dose de Peptan demonstraram desempenho mantido às 24h pós-exercício, que aumentou às 48h pós-exercício (Figura 2). Enquanto isso, o desempenho do grupo de placebo declinou progressivamente.

O Dr. Tom Clifford, Pesquisador em Nutrição Esportiva e Esportes da Universidade de Newcastle, e principal cientista do estudo, afirma: “Em nosso estudo, a suplementação com Peptan aliviou claramente a dor muscular e melhorou a recuperação do desempenho após exercícios intensos. Este estudo é o primeiro a sugerir que os peptídeos de colágeno podem reduzir o tempo de recuperação após a atividade física, possivelmente devido ao reparo acelerado da matriz extracelular.”

Lisette van Lith, Diretora Global da Peptan, comentou: “Dor muscular e inflamação articular após o exercício são os problemas mais relatados por todos os consumidores ativos de todas as faixas etárias hoje em dia. Eles agora buscam soluções de ingredientes ativos com eficácia comprovada, que são seguros, naturais e que não só aliviem os sintomas, mas que também reduzam o risco de lesões e acelerar o processo de recuperação. Este novo estudo abre novas portas para os potenciais benefícios que o Peptan pode trazer para a nutrição esportiva.”

A pesquisa apoia o portfólio científico existente da Rousselot, onde os efeitos anti-inflamatórios de Peptan foram previamente demonstrados em estudos científicos.

Para saber mais sobre oportunidades de desenvolvimento de produtos para nutrição esportiva e recuperação usando os peptídeos de colágeno do Peptan
Referência

1. Clifford, T., et al., 2018. The effects of collagen peptides on muscle damage, inflammation and bone metabolism following exercise: a randomized, controlled trial. Enviado para publicação.

Contacte aquí a Rousselot

* indicates required
 

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|