Food News Latam - Anvisa para claim de fibra solúvel que auxilia na absorção de cálcio dos alimentos

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Anvisa para claim de fibra solúvel que auxilia na absorção de cálcio dos alimentos

Brasil Cereales / Panadería

Tate & Lyle recebe aprovação da Anvisa para claim de fibra solúvel que auxilia na absorção de cálcio dos alimentos e na sua retenção nos ossos. A Tate & Lyle, fornecedora global de ingredientes e soluções para alimentos, bebidas e outros mercados, acaba de anunciar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a alegação de que a fibra solúvel Promitor® auxilia a absorção de cálcio dos alimentos e a retenção do mesmo nos ossos, sendo que o consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

Esta é a única fibra a ter essa aprovação no Brasil.

Agora, os fabricantes de alimentos e bebidas podem adicionar essa informação aos rótulos dos produtos que contenham a fibra solúvel PROMITOR®. O ingrediente, feito à base de milho, pode ser facilmente incorporado a uma ampla variedade de itens alimentícios, como iogurtes, barras, cereais, sorvetes, molhos e pães, ajudando a atender às demandas dos consumidores por mais fibra na dieta diárias.

A preocupação com a falta de fibra suficiente na dieta das pessoas está crescendo globalmente: um estudo da Tate & Lyle mostrou que quase 90% dos brasileiros estão preocupados com a função digestiva e 49% pagariam mais pelos alimentos com esse ingrediente em sua composição.

Diante disso, ao adicionar essa nova informação em rótulos, os fabricantes conseguem aumentar a competitividade de seus produtos, além de permanecerem no topo de outras tendências importantes, como a clean label, ou seja, a busca dos consumidores para entender a origem dos produtos que compram, selos de qualidade e rotulagem.

"Essa é uma conquista muito significativa para nós, considerando que a Tate & Lyle é a primeira empresa a obter essa aprovação para fibras totalmente nova no mercado local", explica Oswaldo Nardinelli, vice-presidente sênior e gerente geral de soluções de alimentos e bebidas da Tate & Lyle América Latina. "Além do pioneirismo, estamos empolgados em poder trazer essa inovação para a indústria alimentícia brasileira, contribuindo para o crescimento do setor e ajudando os fabricantes a ficarem cada vez mais alinhadas às novas tendências de consumo, além de, é claro, favorecer a saúde dos brasileiros", complementa o executivo.

De acordo com Karina Costa, gerente sênior de assuntos regulatórios da Tate & Lyle para a América Latina, a aprovação da Anvisa ocorreu após um processo que durou um ano e meio, um período considerado rápido, já que essa é uma reivindicação inovadora. "Temos muito o que comemorar. Até agora, essa alegação só poderia ser utilizada na América do Norte. O Brasil é o primeiro país da América Latina a obter essa aprovação. Nossa meta agora é buscar a mesma conquista em outros países", comenta.

A gerente de nutrição da Tate & Lyle para a América Latina, Renata Cassar, destaca que "a saúde óssea é afetada pela absorção de cálcio da dieta, algo importante ao longo de toda a vida, desde a adolescência, quando os jovens estão passando por uma fase de crescimento e, depois dos 45 anos, devido às perdas naturais relacionadas à idade da massa óssea. Por meio de estudos clínicos, confirmamos que a fibra solúvel do PROMITOR® ajuda na absorção do cálcio dos alimentos e na retenção nos ossos".

A fibra solúvel PROMITOR® também oferece outros benefícios na formulação de alimentos. Ela pode ser utilizada, por exemplo, em estratégias de redução de calorias e açúcar, como substituta parcial desse ingrediente, ajudando as empresas do setor a atender à demanda dos consumidores por saudabilidade. Além disso, o produto possui sabor e cor neutros e agrega corpo aos alimentos, o que favorece o uso sem comprometer seu gosto e textura. Outro ponto importante é que o lançamento está disponível nos formatos líquido e em pó, facilitando o uso pelas indústrias em uma ampla variedade de comidas e bebidas.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|