Food News Latam - GranFlavor, da Duas Rodas, é eleito o Ingrediente Mais Inovador na FI Innovation Awards 2019

 

facebook  Twiter  GooglePlus In Youtube

GranFlavor, da Duas Rodas, é eleito o Ingrediente Mais Inovador na FI Innovation Awards 2019

Confitería

Tecnologia exclusiva de encapsulação de aromas em pó da multinacional brasileira conquista o 1º lugar na principal premiação nacional da indústria de ingredientes, produtos e suplementos alimentícios. A multinacional Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, conquistou a primeira colocação na categoria Ingrediente mais Inovador do Food Ingredients Innovation Awards 2019.

A premiação nacional tem como objetivo valorizar a inovação e reconhecer a criação de produtos do setor que ofereçam benefícios ao consumidor final.

A solução premiada é a GranFlavor, uma tecnologia exclusiva de encapsulação de aromas em pó que proporciona melhor experiência sensorial no produto final frente às usuais tecnologias de microencapsulação, principalmente, no quesito liberação de odor. Além de promover maior saída aromática, ela proporciona também maior fixação do aroma e melhor proteção do ativo.

“Este prêmio é um reconhecimento do trabalho do nosso time multidisciplinar constantemente envolvido na pesquisa e no desenvolvimento de ingredientes inovadores alinhados às necessidades do mercado global. Na Duas Rodas, temos na inovação um pilar estratégico de competitividade e expansão de negócios, posicionamento que reforçamos com o lançamento desta tecnologia exclusiva”, comemora o Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas, Antonio Carlos Figueiredo Gonçalves. A empresa destina pelo menos 5% do seu faturamento anual em inovação, acrescenta o executivo.

Os aromas com a tecnologia GranFlavor são fruto de trabalho de dois anos de uma equipe de especialistas em sabor da Duas Rodas, que fez estudos aprofundados, testes, avaliações, comparações, observação de estabilidade e comportamento na aplicação.

“Princípios de quatro diferentes tecnologias de encapsulamento foram minuciosamente estudados para a criação de uma tecnologia autoral que pudesse atender às necessidades diagnosticadas em estudos que fizemos de mercado. O resultado é uma combinação única entre modernas tecnologias, em mudanças nas características físico-químicas do aroma, na forma de preparo e na fabricação do ingrediente, traduzindo-se em aromas que oferecem excelente performance em suas aplicações”, explica o Gerente de Inovação, Fernando de Jesus.

Os estudos, que contaram com a parceria de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comprovaram a eficácia da funcionalidade e aplicabilidade do GranFlavor. Durante o processo de desenvolvimento, foram realizados testes de perfil descritivo quantitativo (PDQ’s) em aplicações em bolos, recheios, biscoitos, entre outros produtos, com o objetivo de descrever e quantificar atributos sensoriais, comparando aromas fabricados com as principais tecnologias de encapsulação do mercado e com a tecnologia exclusiva da Duas Rodas.

As amostras com a tecnologia GranFlavor apresentaram-se superiores em relação ao impacto sensorial, além de ampliar a performance de odor e sabor em relação às tecnologias tradicionais de mercado. Segundo Fernando, os aromas para bolo, por exemplo, oferecem diferenciais altamente competitivos, por promoverem maior saída aromática do aroma em pó já na abertura da embalagem, durante o processo de assar o produto no forno e também na hora do consumo do alimento. Além disso, apresentam uma retardação na oxidação do aroma, com consequente aumento do shelf life em relação ao ingrediente tradicional.

A linha de aromas GranFlavor para aplicações em bolos oferece ao mercado mix diversificado de sabores, como Baunilha, Chocolate, Milho Verde, Coco, Laranja, Abacaxi, Cenoura, Limão, Aipim e Banana. Para a categoria de biscoitos, foram desenvolvidos sabores como os de Baunilha, Chocolate, Morango, Coco, Milho Verde, Laranja, Abacaxi e Limão. Em breve, será expandida para outras categorias de produtos.

Além de proporcionar excelente performance, a tecnologia GranFlavor foi desenvolvida dentro de um conceito de sustentabilidade, não utilizando água em seu processo e promovendo uma redução de 40% no consumo de energia elétrica em relação aos processos de tecnologias usuais, destaca ainda o Gerente de Inovação.

“O Granflavor reforça o nosso posicionamento de criação de ingredientes para promover as melhores experiências ao consumidor. Certamente, haverá uma revolução nos sabores oferecidos atualmente pelo mercado em diferentes categorias de produtos. Os top notes intensificados em odor e sabor da nossa tecnologia exclusiva de aromas abrem oportunidades de novos lançamentos aos nossos clientes, alinhados às mais recentes tendências de mercado, permitindo proporcionar uma experiência sensorial mais interessante para o consumidor final”, acrescenta o Diretor Comercial e de Marketing da Duas Rodas, Hilton Siqueira Leonetti.

T-Sweet e iSugar: soluções Duas Rodas premiadas em 2017 e 2018

Nos dois últimos anos, dois ingredientes da Duas Rodas conquistaram reconhecimento de destaque no FI Innovation Awards. Em 2018, o iSugar ficou entre os três primeiros colocados na categoria Ingrediente Funcional Mais Inovador. Essa solução é uma base para a substituição parcial ou total de açúcar utilizada em formulações de gelados comestíveis.

Já em 2017, a multinacional ficou entre os três primeiros colocados na categoria Ingrediente Alimentício mais Inovador com o T-Sweet, uma tecnologia de aroma 100% natural que arredonda o sabor de produtos industrializados reduzidos de açúcar, como iogurtes e néctares, por exemplo.

Coquetel de premiação

O Fi Innovation Awards 2019 premiou, nesta edição, ingredientes e produtos alimentícios em quatro categorias: ingrediente funcional mais inovador; ingrediente mais inovador; produto funcional mais inovador; e produto mais inovador. Para participar, primeiro as empresas inscreveram seus produtos. O passo seguinte foi a avaliação do Comitê Técnico, que julgou diversos aspectos, como inovação, benefícios ao consumidor, impacto econômico e tecnologia utilizada na fabricação.

O evento de premiação ocorreu ontem (20/8) à noite, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), durante a 23ª edição da Food ingredients South America (FiSA).

Suscribase Newsletter semanal food

ING  CARN 

PAN z CON  

Nuevos Productos

 

kiwienzyme logo Beneo logo TextAd Logo 

Sensient logo 

doehler logo  Hawkins logo 

 

  

Logo

|