Food News Latam - UBE lança no brasil um grade de nylon ideal para a termoformagem

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

UBE lança no brasil um grade de nylon ideal para a termoformagem

Control Calidad Brasil

Seguindo uma forte tendência mundial de substituição de embalagens rígidas por embalagens flexíveis, nas quais se incluem as embalagens termoformadas para os mais diversos segmentos, a UBE, um dos principais players globais de poliamidas, está trazendo para o mercado brasileiro o novo grade de nylon 5036B. Ideal para o processo de termoformagem, o novo material se destaca pela excelente processabilidade, resistência à punctura, propriedades mecânicas e óticas superiores, e barreira a oxigênio.

Como explica Edgar Veloso, supervisor de Vendas da UBE, “o nylon 5036B tem uma menor temperatura de cristalização quando comparado às demais copoliamidas. Sua maior taxa de copolimerização permite termoformar peças mais profundas, usando menos material e reduzindo a espessura da embalagem final.” Este atributo, inclusive, atende diretamente a um importante claim dos donos de marca: a sustentabilidade a partir de embalagens que usem menos material e sejam mais leves e finas, contribuindo para a otimização do transporte e do descarte pós consumo.

Como exemplo, Edgar cita uma embalagem termoformada feita com um filme de nylon 5036B de 50 micra. “Com o nylon tradicional, a profundidade que conseguiríamos na peça seria de 85 mm. Com o novo 5036B chegamos a 95 mm de profundidade.”

Materiais como esta novidade da UBE são, em grande parte, responsáveis pelo crescimento do mercado de termoformagem nos últimos anos. A consultoria internacional Grand View Research avaliou o mercado global de embalagens termoformadas em USD 42,86 bilhões em 2020 com uma expectativa de crescimento de 5,2% ao ano entre 2021 e 2028.

A redução de peso torna estas embalagens muito atraentes especialmente para os mercados de alimentos e bebidas. E entre as principais aplicações em alimentos, destaque para carnes, peixes e frutos do mar, especialmente os comercializados no e-retail que tiveram um boom na pandemia. O food service é outro importante mercado para as embalagens termoformadas.

“Comprovadamente, as embalagens termoformadas oferecem melhor relação custo benefício, leveza e um importante apelo estético. Especificamente neste quesito, as embalagens feitas com o novo filme de nylon da UBE 5036B se destacam pela altíssima transparência e propriedades óticas que possibilitam visualizar o produto dentro da embalagem”, completa Edgar.

Outro ponto técnico importante para o avanço das embalagens termoformadas é a possibilidade de uso de atmosfera modificada (MAP) que permite controlar os gases no interior da embalagem e, assim, aumentar a vida de prateleira do alimento.

Fundada na cidade de Ube, província de Yamaguchi, no Japão, em 1897, a UBE mantém 11 mil colaboradores em todo o mundo e um portfólio global de produtos que se divide em: químicos, cimento e materiais de construção, máquinas, meio ambiente e energia, e farmacêuticos.

Ao todo são três plantas de nylon – Japão, Tailândia e Espanha - que abastecem o mercado global. Cada planta possui o seu próprio centro de Pesquisa & Desenvolvimento. No Brasil, a operação da UBE existe desde 2010 e as vendas de Plásticos de Engenharia representam cerca de 20% da produção de Castellón - Espanha. O escritório brasileiro atende a toda América Latina, com ênfase a Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Equador.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|