Food News Latam - União Europeia aprova Soja Cultivance® desenvolvida por Embrapa e Basf

 

facebook  Twiter  GooglePlus In Youtube

União Europeia aprova Soja Cultivance® desenvolvida por Embrapa e Basf

Agricultura Brasil

A BASF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciam que a soja Cultivance®, tecnologia do Sistema de Produção Cultivance®, recebeu aprovação técnica da União Europeia. A autorização era fundamental para que as Empresas começassem a fase de comercialização das sementes no Brasil, uma vez que a União Europeia é um importante comprador da soja nacional.

O Sistema de Produção Cultivance® é resultado de uma parceria entre a BASF e a Embrapa, que combina cultivares de soja geneticamente modificada, de grande potencial genético, ao uso de herbicidas de amplo espectro para controle de plantas daninhas de folhas largas e gramíneas, configurando um novo sistema de produção.

Embrapa SojaO Sistema de Produção Cultivance® foi desenvolvido com o objetivo de atender a todas as regiões do País. As duas empresas preparam o lançamento comercial da tecnologia para o segundo semestre de 2015. Em um primeiro momento, ele estará disponível para parte das regiões produtoras de soja do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Paraná.

Para o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, a tecnologia oferecerá aos agricultores uma nova opção para o manejo de plantas daninhas. "A tecnologia Cultivance será importante ferramenta para os produtores brasileiros, principalmente para aqueles que enfrentam problemas com as plantas de difícil controle. É uma forma do agricultor ter uma nova opção para rotacionar herbicidas com diferentes mecanismos de ação, evitando assim a seleção de plantas resistentes", afirma Lopes.

De acordo com Francisco Verza, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, a tecnologia é um marco para a agricultura nacional: "Trata-se de uma tecnologia totalmente verde-amarela, desde a concepção à comercialização, além de caracterizar-se como uma importante e viável alternativa às já existentes", afirma Verza.

A soja Cultivance passou por diversos estudos agronômicos, ambientais e de equivalência nutricional que atestaram sua segurança para o cultivo, consumo humano e para consumo animal.

A expectativa é que ainda este ano os primeiros produtores tenham acesso à tecnologia. A distribuição levará em conta as características técnicas das cultivares que estarão disponíveis no mercado a partir da safra de verão 2015/2016. De acordo com o presidente da Embrapa, "o desenvolvimento de novas cultivares será um processo contínuo e crescente, que faz parte do programa de melhoramento genético da Embrapa. À medida que houver registros de novas cultivares de soja, a comercialização se expandirá".
Segundo BASF, o Sistema Cultivance proporcioná praticidade no controle de plantas daninhas. "Os agricultores se beneficiarão com o Sistema de Produção Cultivance® no que se refere à facilidade operacional, simplicidade de uso do herbicida, e também pela eficiência sobre plantas invasoras", ressalta Verza.

BASF e Embrapa – Uma parceria de sucesso

A primeira parceria estabelecida entre a BASF e a Embrapa ocorreu em 1996, com o foco na transferência de tecnologia, marcando o início das pesquisas do Sistema de Produção Cultivance®.
Por meio de técnicas modernas de engenharia genética, um gene de propriedade da BASF conhecido como Ahas foi modificado e introduzido, pela Embrapa, em plantas de soja. Esse gene torna a soja tolerante aos herbicidas da classe das Imidazolinonas. Em janeiro de 2009, BASF e Embrapa submeteram à Comissão Nacional Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) todas as análises de risco exigidas pela legislação brasileira visando a desregulamentação da soja Cultivance. Após um período de análise e apreciação, a CTNBio liberou a comercialização da soja Cultivance®, em dezembro de 2009, considerando que seu uso não traz riscos à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Desde então foi dado o processo de aprovação da tecnologia em países importadores da soja brasileira, incluindo Estados Unidos, China, Japão e, por fim, a União Europeia.

Sobre a BASF

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: "We create chemistry for a sustainable future" – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).


Sobre a Embrapa:

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Embrapa possui 46 centros de pesquisa (temáticos, de produto, ecorregionais e de serviço) e 16 escritórios de negócios de Norte a Sul do país. Desde a sua criação, assumiu o desafio de desenvolver, em conjunto com parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

Suscribase Newsletter semanal food

ING  CARN 

PAN z CON  

Nuevos Productos

 

BetaVia
     Exberry logo PP
  image002Beneo logo
   Logo BC30Logo Wellmune
   Rousselot Peptan
     Agropur Logo
Logo Tomra
|