Food News Latam - RECICLAGEM DE EMBALAGENS DE NYLON É UMA DAS FRENTES DE SUSTENTABILIDADE DA UBE

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

RECICLAGEM DE EMBALAGENS DE NYLON É UMA DAS FRENTES DE SUSTENTABILIDADE DA UBE

Brasil Procesos / Envases

A UBE (www.ube.ind.br), uma das líderes mundiais em poliamidas e copoliamidas, trabalha fortemente em desenvolvimentos que contemplem a reciclagem do nylon, além da redução do peso das embalagens. A ideia, como explica Daniel Hernandes, gerente de vendas da UBE América Latina, é nortear os novos desenvolvimentos pelo conceito de economia circular, tendo como foco a redução do desperdício de alimentos.

“Sabemos que a circularidade das embalagens - e dos negócios - também passa pela sustentabilidade social. A boa embalagem é a que garante o amplo acesso aos alimentos e reduz o seu desperdício. ”

E pensar de forma circular também implica em alavancar a reciclagem. Diferentemente do que muitos pensam, as estruturas que contêm nylon são recicláveis, como os demais materiais de embalagem. Para ilustrar este potencial de reciclagem do nylon, Daniel cita um estudo recente conduzido pela UBE em parceria com a italiana Flextech. O resultado foi o desenvolvimento de uma estrutura de três camadas rPE/PA (polietileno reciclado + poliamida) que apresentou melhor desempenho mecânico que a estrutura convencional com matéria prima virgem. O filme já é usado na Europa para embalar peças automotivas.
“As embalagens de performance, com nylon, são recicláveis e usam menos material que as demais alternativas, além de utilizarem menos energia na conversão do filme em embalagem”, explica Daniel. Outro caso de sucesso bem-sucedido com a reciclagem do nylon, mostrou que o material, mesmo em altas concentrações (>10%), pode ser reciclado dentro do fluxo do PE (polietileno).

Recentemente a UBE teve a oportunidade de apresentar seu trabalho com reciclagem de nylon no Fórum ABRE de Economia Circular. Jose Angel Prieto, engenheiro de P&D, mostrou as diversas soluções sustentáveis, possíveis com o nylon, e enfatizou a versatilidade do material para embalagens recicláveis. Segundo ele, a reciclagem e os materiais de fontes renováveis são estratégicos para a área de Pesquisa e Desenvolvimento da UBE.

Ele também defendeu que o desperdício de alimentos pode comprometer a sustentabilidade social e, por isso, deve ser levado em consideração no projeto de uma embalagem. “É importante entender que a embalagem de nylon pode garantir a integridade do alimento e, consequentemente, reduzir o seu desperdício, tornando a cadeia mais sustentável.” A UBE também acredita que a integração de todos os elos da cadeia de produção de embalagem seja fundamental para promover e alavancar o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|