Food News Latam - Tate & Lyle reduz em 25% emissões de gases de efeito estufa e em 37% resíduos em aterros sanitários

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Tate & Lyle reduz em 25% emissões de gases de efeito estufa e em 37% resíduos em aterros sanitários

Brasil Ingredientes

Companhia agora foca em novas metas para 2030. Líder mundial no fornecimento de soluções e ingredientes para alimentos e bebidas, a Tate & Lyle excedeu suas metas ambientais para 2020, definidas com base em patamar de 2008.

Nos últimos doze anos, as emissões de gases de efeito estufa (GEE), geradas pelo uso de energia nas plantas, foram reduzidas em 25% (a meta era 19%) e os resíduos para aterro foram reduzidos em 37% (a meta era 30%). Esses benefícios ambientais são equivalentes ao carbono capturado por quase 1 milhão de acres de silvicultura nos EUA e 1.700 caminhões de lixo a menos levados para aterros sanitários.

A meta de redução de emissões de GEE foi alcançada em grande parte com o investimento na transição para fontes de energia mais limpas, como a substituição da caldeira de carvão por um sistema combinado de calor e energia movido a gás natural na fábrica de moinho úmido da empresa na cidade de Loudon, no Tennessee. A meta de resíduos foi atingida com a eliminação dos principais fluxos de resíduos, principalmente ao recuperar sólidos orgânicos valiosos e nutritivos não utilizados nas operações da Tate & Lyle.

“Estamos orgulhosos do progresso que fizemos em relação aos nossos compromissos ambientais na última década e, agora, estamos absolutamente focados em cumprir nossas novas metas para 2030. Cada pessoa de nossa equipe global, da produção à aquisição, da cadeia de suprimentos às vendas, está desempenhando sua parte no cuidado de nosso planeta e ajudando a enfrentar o maior desafio compartilhado do mundo em relação às mudanças climáticas”, comenta Nick Hampton, CEO da Tate & Lyle.

Case brasileiro em reaproveitamento de resíduos

No Brasil, a unidade de produção da Tate & Lyle em Santa Rosa do Viterbo, no interior de São Paulo, é destaque na gestão de resíduos da companhia, usando de forma benéfica 99,9% do material. Isso significa que a planta não apenas redirecionou os resíduos de aterro para minimizar seu impacto ambiental, mas também encontrou um uso positivo para os resíduos na comunidade.

O principal ingrediente produzido nesta unidade é o ácido cítrico, feito de cana-de-açúcar de origem local e usado na indústria alimentícia para proporcionar sabor e estender o prazo de validade dos produtos. Como na cerveja, queijo e café, um fungo de fermentação é utilizado durante o processo de produção, neste caso para estabilizar o ácido. Depois que o fungo faz seu trabalho, ele é filtrado e retirado do produto, deixando sua massa celular, chamada micélio, que é altamente nutritiva e que pode ser usada para fertilizar terras agrícolas.

Três fazendeiros de Santa Rosa recebem este material, junto com outro produto residual - a lama de águas residuais - que contém biomassa que sobra do processo de fabricação e é rica em nutrientes. Isso enriquece o solo e, ao mesmo tempo, economiza custos, reduzindo o impacto ambiental.

Metas ambientais para 2030

Em maio de 2020, a Tate & Lyle definiu novas metas ambientais para 2030 para emissões de GEE, resíduos, água e agricultura sustentável. As metas de redução de emissões de GEE para 2030 foram validadas com base na Science Based Targets Initiative, o que significa que estão alinhadas com as metas do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

Sara Leeman, líder global de meio ambiente da Tate & Lyle, explica que, ao definir os compromissos ambientais para 2030, a companhia amplia o escopo para incluir a redução do uso de água, o uso benéfico de todos os resíduos, diminuição das emissões resultantes da cadeia de valor e o apoio à agricultura sustentável. “Nossas novas metas significam que estamos realmente nos desafiando a fazer melhorias reais e duradouras no meio ambiente ao nosso redor, ao mesmo tempo em que continuamos a expandir nossos negócios”, finaliza Sara.

Sobre a Tate & Lyle es Líder global no fornecimento de soluções e ingredientes para o mercado de alimentos e bebidas, a Tate & Lyle PLC conta com uma história de 160 anos de inovação em ingredientes. A companhia trabalha em parceria com seus clientes para oferecer opções mais saudáveis e saborosas aos consumidores e se orgulha do fato de que milhões de pessoas ao redor do mundo consomem diariamente produtos que contêm seus ingredientes.

Por meio da vasta experiência em adoçamento, textura e fortificação com fibras, a divisão de Soluções para Alimentos e Bebidas desenvolve estratégias para reduzir açúcar, calorias e gordura, adicionar fibras e fornecer textura e estabilidade em categorias como bebidas, laticínios, panificação, sopas, molhos e condimentos. A divisão de Produtos Primários produz adoçantes calóricos, amidos industriais usados em papéis e embalagens, acidulantes e produtos usados para nutrição animal.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|