Food News Latam - A importância da vanilina nas indústrias de alimentos

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

A importância da vanilina nas indústrias de alimentos

Ingredientes Brasil

Os aromas sempre estiveram presentes na história da humanidade, pois além de conferirem características organolépticas desejáveis, permitem avaliar se os alimentos estão bons ou não para o consumo. Com o avanço da tecnologia, as indústrias começaram a produzir e aperfeiçoar os aromas de acordo com a demanda e perfil dos consumidores. 

Segundo a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, os aromatizantes são “substâncias ou misturas de substâncias com propriedades odoríferas e ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos.” Alguns possuem limite máximo permitido de acordo com a aplicação desejada. Entre os aromatizantes mais utilizados nas indústrias alimentícias está a vanilina, principal componente do aroma de baunilha, utilizada em algumas aplicações no limite de 0,007% da formulação.

Os principais setores que utilizam a vanilina na fabricação de seus produtos são:

Bebidas: pós para refrescos, refrigerantes, bebidas em geral;
Confeitaria: biscoitos, bolas, gomas de mascar, bolos, doces, chocolates;
Laticínios: iogurtes, pudins, flans, sorvetes;
Fabricantes de fragrâncias;
Indústrias farmacêuticas: xaropes medicinais, comprimidos.

A vanilina (C8H8O3) é um dos aromas mais populares do mundo, além de seu amplo uso em produtos de panificação e confeitaria, também é usado como um agente aromatizante em produtos nutricionais. Trata-se de um composto branco (ou ligeiramente amarelo), fino e cristalino obtido de duas formas: natural e sintética. O aroma natural de vanilina é extraído das vagens secas da orquídea Vanilla planifolia, o que torna a extração do produto mais cara quando comparado à via sintética, além de ter um custo maior ela também possui baixo rendimento, pois são necessárias diversas orquídeas para a extração de uma quantidade considerável do produto. A etil vanilina (C9H10O3) oferece um perfil de sabor mais concentrado, de duas a três vezes mais que a natural, uma vantagem adicional para certos segmentos e aplicações. Por conta disso a vanilina sintética corresponde a aproximadamente 99% da produção desse aroma.
Visando atender a esse mercado que cresce a cada ano, no segundo semestre de 2017, a Camlin Fine Sciences Ltd., juntamente com a sua subsidiária CFS Europe SpA, adquiriu a participação de 51% da chinesa Ningbo Wanglong Flavors and Fragrances Company Ltd. A empresa designada como CFS Wanglong produz e comercializa a vanilina diretamente para indústrias e distribuidores em todo o mundo. Com esta associação, a CFS tornou-se a terceira maior produtora de vanilina no mundo.

Processo de obtenção

Wanglong - em sua instalação de 3500 m2 na costa da cidade de Yuyao, província de Zhejiang - é considerado um dos principais fabricantes mundiais de vanilina. Na fábrica de produção da CFS presente na Itália, em Ravenna, é produzido o catecol através de um processo livre de cloro e benzeno, ou seja, uma rota limpa e ecológica.

A partir do catecol vindo da Itália, são obtidos na Índia o guaiacol e guetol, materiais utilzados para produzir a vanilina e a etil vanilina, respectivamente. Esta cadeia de suprimentos totalmente integrada garante os mais altos padrões de qualidade do produto, oferecendo rastreabilidade total desde a obtenção do catecol até a produção da vanilina e da etil vanilina.

As marcas Vanesse® (vanilina) e Evanil™ (etil vanilina) cresceram não só na indústria alimentar como também na de aromas, fragrâncias, farmacêuticas e perfumarias. Na área alimentícia, a vanilina é utilizada para conferir aroma em produtos de panificação, bolos, sorvetes, balas, chocolates, biscoitos, doces e confeitos. Além dessas aplicações, a vanilina tem grande importância para a indústria de perfumes e cosméticos.
A CFS é um fornecedor de antioxidantes tradicionais e naturais, ingredientes de aroma de alta qualidade e produtos químicos de alto desempenho.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|