Food News Latam - O mundo versátil da gelatina

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

O mundo versátil da gelatina

Brasil Ingredientes

A gelatina é um ingrediente saudável, que permite de forma fácil a adição de textura e diferentes funcionalidades a uma grande variedade de alimentos e bebidas.

A gelatina é aquilo que dá às gomas com forma de urso elasticidade, textura e forma características, além de uma sensação única na boca. Mas além da natural associação com a indústria de confeitos, essa proteína de colágeno, altamente pura, pode ser aplicada a uma grande variedade de alimentos.

Ela pode desempenhar o papel de um excelente agente de ligação e gelificação, além de ser muito eficaz como estabilizante, emulsificante, modelador de filmes e espumas e substituto de gordura. Assim, a gelatina ajuda a melhorar a textura de muitos produtos.

Além da aplicação em gomas e marshmallows, a gelatina pode ser usada para tornar laticínios, bebidas e produtos à base de carne mais saudáveis e saborosos. Ela também é muito usada como base para a produção de cápsulas farmacêuticas.

De acordo com a área de aplicação, diferentes tipos de gelatina são necessários. A escolha do melhor tipo de produto exige conhecimento – algo que o experiente time de engenheiros de alimentos de um fornecedor de gelatina líder como a GELITA está mais do que preparado para oferecer.

Nenhuma gelatina é igual

As propriedades da gelatina podem ser divididas em dois grupos – viscoelasticidade e interfacial: a viscoelasticidade inclui ligação de água, coesão, solubilidade e formação de gel. Enquanto as propriedades interfaciais incluem a capacidade de emulsificar, aerar e formar espuma. Diferentes produtos finais usam estas várias propriedades de formas distintas. Mas a qualidade mais importante da gelatina é sua habilidade de formar géis limpos e termo reversíveis: isso ocorre ao resfriar e aquecer a gelatina, derretendo-a novamente. Entre os produtos que normalmente se favorecem dessa propriedade estão as balas de goma. Com a gelatina é possível criar texturas perfeitas desses confeitos, com ponto de derretimento próximo ao da temperatura do corpo humano.

Marshmallows também usam as propriedades estabilizantes e de formação de espuma. Mas nem todas as gelatinas são iguais. O poder gelificante de uma gelatina é descrito de acordo com seu “Bloom”, ou grau de viscosidade. Dependendo do campo da aplicação, o “Bloom” pode variar, assim como influenciar parâmetros adicionais. Gelatinas de “alto-bloom” (de alta viscosidade), por exemplo, apresentam maior resistência à temperatura ambiente do que gelatinas de “baixo-bloom” (de baixa viscosidade).

No processo de produção, isso significa que todos os parâmetros e ingredientes precisam ser ajustados harmoniosamente, tarefa que demanda alto nível de know-how. Com essa expertise, a GELITA se coloca como fornecedora de soluções em Gelatina, oferecendo conselhos técnicos específicos para seus consumidores, além de serviços com matérias-primas específicas para cada tipo de necessidade.

Para más información visite www.gelita.com

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|