Food News Latam - Raízes do Brasil: Wickbold compra 43 toneladas de insumos da Amazônia

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Raízes do Brasil: Wickbold compra 43 toneladas de insumos da Amazônia

Brasil Cereales / Panadería

Raízes do Brasil: Wickbold compra 43 toneladas de insumos da Amazônia e do sertão nordestino para nova linha de pães

Fabricante visa gerar impacto socioambiental positivo por meio de parcerias com a rede Origens Brasil® e a ONG Amigos do Bem, a partir da aquisição de 33 toneladas de castanhas-do-Pará, 1 tonelada de farinha de babaçu e 9 toneladas de castanhas de caju que serão utilizadas em produtos inovadores que a marca acaba de lançar
A utilização de ingredientes tipicamente brasileiros é o principal atributo que os consumidores podem esperar da nova linha Grão Sabor Raízes do Brasil, da Wickbold, líder no segmento de pães especiais e saudáveis do país. A novidade conta com uma combinação exclusiva de insumos do Norte e do Nordeste, que chegam até a marca por meio da rede Origens Brasil® e da ONG Amigos do Bem, que incentivam a cadeia de valor focada na região amazônica e no sertão nordestino, respectivamente.

O objetivo da fabricante é contribuir para a manutenção da floresta e o desenvolvimento desses territórios, ações que fazem parte do seu posicionamento focado na geração de impacto social positivo. Para isso, o lançamento baseado na brasilidade chega como fonte de fibras em duas versões integrais: Farinha de Babaçu, Baru e Castanha-de-caju; e Cacau, Laranjas e Castanhas.

“Estamos em mais de 1 milhão de lares todos os dias. Usar este privilégio para impactar positivamente a sociedade e incentivar a participação dos colaboradores e consumidores na construção de um futuro com maior dignidade social, se tornou uma missão pessoal na condução da empresa. Ao mesmo tempo em que cumprimos com nosso propósito de nutrir as pessoas, trabalhamos para gerar empreendedorismo em regiões vulneráveis e reduzir a desigualdade social por meio dos nossos produtos”, afirma Pedro Wickbold, diretor geral da companhia.

Origens Brasil: parceria já gerou renda para mais de 1.000 pessoas na Amazônia

Desde 2015, a Wickbold faz parte do Origens Brasil®, rede que promove relações comerciais éticas e transparentes entre empresas e comunidades para contribuírem com a conservação da Amazônia. Com isso, além de fortalecer o trabalho de indígenas e extrativistas da Rede de Cantinas da Terra do Meio, no médio Xingu, a empresa ajuda a manter o modo de vida desses povos e a sua permanência na floresta, acuados pelo avanço da grilagem de terra, dos garimpos ilegais e do roubo de madeira.

Para este ano, a fabricante anunciou a compra de 33 toneladas de castanhas-do-Pará, que vêm de três regiões amazônicas (Xingu, Calha Norte e Rio Negro), e 1 tonelada de farinha de babaçu da Terra do Meio (PA). Os dois ingredientes podem ser vistos nos pães da nova linha Grão Sabor Raízes do Brasil.

“Essa parceria entre a Wickbold e o Origens Brasil® mostra que é possível produzir, conservar e, ao mesmo tempo, gerar valor compartilhado ao longo da cadeia de produção. Ao longo desses 6 anos de parceria, a Wickbold contribuiu para a geração de renda de mais de 1.000 indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas. Essas famílias beneficiadas pela compra dos ingredientes, além de produzirem, contribuem para proteção de 12.530 milhões de hectares de floresta em pé, sendo que desses 8,5 milhões de hectares estão na Terra do Meio, no Território Xingu", explica Patrícia Cota Gomes, coordenadora da rede Origens Brasil®”.

Nova parceria com Amigos do Bem gera renda no sertão nordestino

Outra novidade é a aquisição de castanhas de caju do sertão nordestino por meio da ONG Amigos do Bem, que promove a inclusão e o desenvolvimento social com acesso à educação, trabalho, moradia, água e saúde. Para um dos pães Wickbold Raízes do Brasil, a companhia negociou a compra de 9 toneladas do ingrediente para 2021.

“A parceria nos ajuda a gerar mais trabalho e renda para as famílias do sertão, que vivem em regiões extremamente carentes. Há 27 anos, transformamos vidas e criamos projetos de educação e renda para mudar a realidade de miséria secular no sertão nordestino. Com empresas e parceiros como a Wickbold, seguimos com mais esperança, levando oportunidades a quem tanto precisa no nosso país”, conta Alcione Albanesi, presidente e fundadora dos Amigos do Bem.

A instituição gera trabalho direto para 1.100 pessoas, além de apoiar 350 pequenos agricultores de Mauriti, no Ceará, com suporte técnico e mudas para que possam desenvolver sua própria produção de caju. Ao todo, é um impacto direto na renda de 5,5 mil pessoas do sertão nordestino.

SAIBA MAIS SOBRE OS PRODUTOS RAÍZES DO BRASIL
Os produtos da linha Raízes do Brasil contam com os selos Origens Brasil® e Amigos do Bem, que evidenciam a parceria da fabricante com os projetos.

“A linha não é apenas inovadora no sentido de produto ou novos ingredientes, mas no sentido social. Com a venda desses pães, apoiamos cadeias de valor importantes para as comunidades que vivem da colheita e extração sustentáveis de ingredientes brasileiros. Além de tudo isso, levamos ainda mais qualidade, nutrição e novas experiências sensoriais ao consumidor”, conta Denise Pacheco, Gerente de Marketing e Sustentabilidade.

Desenvolvida em parceria com a agência Studio 11, a identidade visual destaca o nome da linha e os sabores, assim como imagens que representam a cultura das regiões Norte e Nordeste do país. Já o verso conta com um poema inédito sobre a floresta e o sertão nordestino, valorizando a brasilidade por trás da composição.

Os produtos podem ser encontrados nos principais pontos de venda do Brasil por um preço sugerido de R$10,59.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|