Food News Latam - Vencedores do Fi Innovation Awards trazem ao mercado as inovações em suplementos

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Vencedores do Fi Innovation Awards trazem ao mercado as inovações em suplementos

Brasil Confitería Ingredientes

Indústria alimentícia está se adaptando a consumidores que exigem rótulos mais limpos e alimentos com benefícios para a saúde. O Fi Innovation Awards 2018, principal premiação nacional de inovação da indústria de ingredientes, produtos e suplementos alimentícios, aconteceu nesta terça-feira, 21.

As empresas vencedoras desta edição foram Fini, com o produto funcional mais inovador; Lapon, na categoria suplemento alimentar; Seara Rotisserie, da JBS Seara, como produto mais inovador; Gelita, como ingrediente funcional mais inovador; e ICL Brasil, escolhida para representar o ingrediente mais inovador.

As soluções têm em comum o foco nas principais tendências de alimentação da população, ou seja, em oferecer benefícios à saúde, substituir excesso de açúcares, ou até mesmo a carne, e fornecer produtos com apelo mais natural. Segundo dados da empresa de pesquisa estratégica de mercado Euromonitor International, no Brasil, de 2012 para 2017, o faturamento de produtos alimentícios relacionados à saúde e bem-estar cresceu de US$ 12,7 bilhões para US$ 19 bilhões, ou seja quase 50% em cinco anos.
São três vencedores para cada uma das cinco categorias: ''Ingrediente Mais Inovador'', ''Ingrediente Funcional Mais Inovador'', ''Produto Mais Inovador'', ''Produto Funcional Mais Inovador'' e ''Suplemento Alimentar Mais Inovador'', que estreia nesta edição. "A menor quantidade de ingredientes nos rótulos, chamada de clean label, dá ao consumidor a segurança de ter adquirido alimentos mais saudáveis. Por isso, essa indústria está trabalhando para continuar a fabricar produtos de excelência com menos ingredientes, o que requer um investimento mais alto em Pesquisa e Desenvolvimento. A ideia do prêmio é reconhecer quem mais direcionou esforços a atender essa demanda", explica Márcia Gonçalves, gerente da Food ingredients South America, palco da premiação.

Entre os jurados, estiveram Ary Bucione, Presidente da ILSI (International Life Sciences Institute), Gustavo Demori, Coordenador Técnico da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal); Igor Castro, Diretor Técnico da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas); Paulo Eduardo da Rocha Tavares, pesquisador científico do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos); Ignez Novaes de Goes, Gerente do Departamento Técnico da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação); Carolina Godoy, Head of New Business da Equilibrium; Renata do Nascimento, Especialista em Pesquisa &Desenvolvimento da Seara; e Ricardo Marcolongo, Gerente de Produtos da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais).
O anúncio foi feito no dia 21 de agosto, durante um coquetel de premiação, na Food ingredients South America (FiSA), a mais relevante feira de negócios da América Latina para a indústria de ingredientes alimentícios.

Conheça os vencedores da edição 2018:

Produto funcional mais inovador

1º lugar: Fini
A Fini Natural Sweets Cálcio + Vitamina D é uma bala de gelatina para dietas de ingestão controlada de açúcares, enriquecidas com cálcio e vitamina D, além de sabor de iogurtes sortidos. Contém aromatizante. O produto supre 35% da necessidade diária de cálcio e vitamina D por porção de 18, e não possui açúcares em sua composição.

2º lugar: Laboratório Teuto (Capsugel)
O Laboratório Teuto apresenta a Flobac Pro, produto que possui um bilhão de culturas ativas de lactobacillus acidophilus em cápsulas 100% vegetal e não contém glúten, podendo ser consumido por celíacos. Além disso, o produto não contém quantidade significativa de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, fibra alimentar e sódio. Flobac Pro é também de fácil utilização, pois uma 1 cápsula ao dia é o suficiente.

3º lugar: Essential Nutrition
O Pre-Action Abacaxi com Hortelã, da Essential Nutrition, é o primeiro suplemento do Brasil que utiliza o ingrediente magnésio taurato, disponível em sachês (mais praticidade), com fruta liofilizada que, além de manter o sabor, é uma fonte de fitoquímicos antioxidantes. Contém eletrólitos; carboidrato de baixo índice glicêmico; e é blend termogênico natural. Desta forma, o produto oferece energia gradual e prolongada, metabolismo acelerado através do blend termogênico natural (chá verde, pimenta e gengibre), hidratação adequada, efeito imunomodulador e melhora da performance física e cognitiva.

Produto mais inovador

1º lugar: JBS Seara
A Seara Rotisserie traz produtos sabores Penne Calabrese, Fusilli ao Sugo, Strogonoff de Frango com Arroz, Frango com Creme de Milho e Arroz e Pernil Suíno ao Molho Barbecure e Arroz. É a primeira linha de pratos prontos resfriados com shelf-life de 60 dias, sem adição de aditivos e ingredientes e com o conceito clean label. Seu preparo ocorre em até 4 minutos mantendo os nutrientes, textura e frescor, sem adição de conservantes e com ingredientes como os que temos em casa.

2º lugar: FINI
Os Tubes churros da FINI são balas sabor churros. Contêm aromatizante sintético idêntico ao natural e são coloridos artificialmente. O produto traz inovação no tamanho (20 mm de diâmetro e 22 gramas por unidade), na embalagem individual, e no sabor churros, ingressando o produto em uma categoria de sobremesas, adicional à indulgência da guloseima.

3º lugar: JBS Seara
Os cortes temperados congelados de frango da JBS Seara oferecem produtos como Filé ao molho pesto DaGranja, Coxa pimentas DaGranja e Sobrecoxa cebola alho DaGranja. A linha de Pratos Seara DaGranja é composta por cortes temperados de frango natural criados sem antibióticos, com alimentação 100% vegetal e certificado de bem-estar animal, acompanhados de ingredientes frescos, selecionados e muito saborosos em uma embalagem especial que vai direto do freezer para o forno.

Ingrediente funcional mais inovador

1º lugar: Gelita
O Fortibone, da Gelita, é um Colágeno Hidrolisado. E, apesar do colágeno ser um produto conhecido e usado no mercado, a inovação do ingrediente está relacionada à sua atuação junto à saúde óssea, com mecanismo de ação que contribui para a melhora da densidade óssea em voluntários que apresentavam Osteopenia, de acordo com o estudo Konig et al, publicado pelo MDPI Nutrients, 2018.

2º lugar: Vogler / CHR Hansen
A Linha Fruitmax, da Vogler / CHR Hansen, oferece produtos minimamente processados, com rótulos limpos e mais saudáveis. Dessa forma, as indústrias e grandes marcas podem oferecer produtos com benefícios naturais que atendem a nova exigência de clean label. São ingredientes naturais e minimamente processados. São aplicados somente processos simples e físicos como lavar, cortar, amassar e ferver para concentrar as cores. As fontes são frutas e vegetais como beterraba, aboboras, cenouras, batatas roxas, uva, spirulina, açúcar caramelizado, tomates.

3º lugar: Duas Rodas
O iSugar, da Duas Rodas, é uma base para gelados comestíveis com substituição de açúcar (total ou parcial) na proporção 1:1, que mantém os aspectos sensoriais e também as propriedades estruturais de um sorvete regular (textura, consistência e poder anticongelante da sacarose). Esse ingrediente proporciona uma solução simples e eficaz para modificação de formulações de sorvete garantindo conveniência e qualidade de sabor final.

Ingrediente alimentício mais inovador

1º lugar: ICL Brasil
O Rovitaris, da ICL Brasil, é uma mistura de ingredientes e aditivos para preparações culinárias com um diferencial em textura e estabilidade para a linha de produtos alternativos à carne no mercado brasileiro. Possibilita a produção de "fibras" que se assemelham a pedaços de carne de origem animal, que podem ser moídos, formatados e/ou empanados. Admite diferentes condimentações e colorações. Esse produto é direcionado ao consumidor que tem a vontade de reduzir o consumo de carne em sua dieta sem perder o prazer da experiência em textura e sabor de um produto cárneo.

2º lugar: Ingredion
O N-Zorbitt 2144, da Ingredion, é um amido modificado produzido a partir de matéria-prima de fonte natural e renovável, o milho. Trata-se de uma tecnologia inovadora na produção de amidos, altamente porosos e com incremento substancial da área superficial através de aglomeração. Ele oferece a melhoria da qualidade de produtos, principalmente na liberação/homogeneidade e padronização de sabores e cores em alimentos e bebidas.

3º lugar: DuPont
O Lactogel FC 5200, da DuPont, foi desenvolvido para ser utilizado em iogurtes e preparados de frutas atendendo uma demanda de consumidores e da indústria. Esta inovação traz a combinação certa de diferentes tipos de 29 carragenas, um ingrediente de origem natural e vegetal (algas marinhas), de fonte sustentável e com segurança de fornecimento. Na fabricação de iogurtes, para se atingir a textura ideal e cremosidade esperada pelos consumidores, ingredientes como gelatina, amido e pectinas são amplamente utilizados.
A carragena é um hidrocoloide já utilizado em várias aplicações, como sorvetes, sobremesas, etc, e não é tradicionalmente um ingrediente utilizado em iogurtes. Mas o Lactogel é uma nova geração de carragenas estáveis em baixos pHs. Com este novo ingrediente, o iogurte pode ser fabricado somente com um tipo de espessante (sem amido ou gelatina), já que a carragena proporciona uma rica textura e cremosidade.

Suplemento alimentar mais inovador

1º lugar: Lapon Indústria Farmacêutica
O Osteotime XR, da Lapon, é composto por Fosfato de Cálcio tribásico, Colecalciferol (vitamina D3), Magnésio e Vitamina K. É um suplemento alimentar inovador por possuir tecnologia de liberação prolongada XR (Extended Release), garantindo maior absorção dos componentes da formulação, como também maior biodisponibilidade do Cálcio, Vitamina D, Vitamina K e Magnésio. Comprimidos revestidos com HPMC (Hidroxipropilmetilcelulose), que melhora a deglutição. Osteotime XR apresenta na embalagem, de forma inovadora, o mecanismo de ação ilustrativo da Tecnologia de Liberação Prolongada.

2º lugar: BASF
Com o ACCELON, da BASF, a pessoa pode ter, em apenas uma cápsula, quatro vezes mais absorção de Omega-3 com altas doses de EPA e DHA (óleo com até 90% de Omega-3). Normalmente, o efeito do Omega-3 depende da alimentação da pessoa (deveria ser rica em gorduras boas), o Accelon traz praticidade em poder tomar o suplemento em qualquer hora do dia garantindo a absorção máxima de Omega-3 (não precisa ingerir junto com as refeições).

3º lugar: Photon Group (Capsugel)
Suplemento Vitamínico e Mineral, o Soma Pro ZMA, da Photon Group, inova na oferta biodisponível de vitaminas e minerais para o público de nutrição esportiva. Por ser um produto destinado ao público de Nutrição Esportiva, estará disponível em lojas de suplementos, e commerce e farmácias.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|