Food News Latam - Mapa divulga Informe Estatístico do Café do mês de maio

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Mapa divulga Informe Estatístico do Café do mês de maio

Agricultura Brasil

Segundo a edição de maio, a estimativa de produção de café para 2015 é de 44,3 milhões de sacas e a produtividade de 22,8 sacas por hectare em uma área de produção de 1,9 milhão de hectares, com base no segundo levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab. Para informações atualizadas sobre acompanhamento de safra, leia matéria no site do Consórcio.

No que diz respeito ao consumo interno, o Informe Estatístico aponta expressivo aumento em relação a 2014 (que foi de 20,3 milhões de sacas). Estima-se que o consumo interno em 2015 atinja 21 milhões de sacas, aproximando o Brasil da liderança do consumo mundial, hoje ocupada pelos EUA. O Dcaf utiliza os dados da Associação Brasileira da Indústria do Café - Abic segundo os quais o consumo anual de café no Brasil é um dos que mais cresceram mundialmente, especialmente nas últimas duas décadas. Para saber mais, leia matéria divulgada no site do Consórcio.

Evolução crescente também pode ser notada na participação das exportações brasileiras de cafés (verde, solúvel, extratos e torrado) em relação às exportações mundiais, inclusive desde 2004. De janeiro a maio de 2015, foram exportados 15 milhões de sacas, o que gerou 2,7 bilhões de dólares, sendo o preço médio da saca de 180,77 dólares. No mesmo período, em 2014, foram 14,7 milhões de sacas enviadas ao exterior. Leia também matéria sobre relatório das exportações brasileiras de café do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil - CeCafé.

A participação das exportações brasileiras de café em relação às exportações mundiais, de janeiro a maio deste ano, é de 32,7%; e, em relação às exportações do agronegócio, 7,9%. O café é o quinto produto do agronegócio nacional mais exportado, atrás somente do complexo soja, carnes, produtos florestais e complexo sucroalcooleiro. Os principais países importadores do café brasileiro nesse mesmo período do ano foram Alemanha, EUA, Itália, Bélgica, Japão, Reino Unido, seguidos da França, Espanha e Canadá.

Ranking mundial (produção/exportação e consumo interno)

Entre os principais países produtores, os maiores em 2014 foram Brasil (com 31,97% do mercado), Vietnan (19,39%), Colômbia (8,81%), Indonésia (6,34%), Etiópia (4,67%) e Índia (3,89%); dos maiores exportadores, estão Brasil (32,88%), Vietnan (22,38%), Colômbia (9,80%), Índia (4,59%), Indonésia (4,07%) e Honduras (3,81%); e, por fim, posicionados como os maiores consumidores entre os produtores de café, figuram Brasil (44,01%), Indonésia (7,76%), Etiópia (7,32%), México (5,10), Índia (4,15%) e Vietnan (3,43%).

Em todas as classificações, o Brasil é o campeão mundial.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|