Food News Latam - Comissão da Câmara aprova tramitação de projeto que prevê incentivos fiscais para indústria vinícola

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Comissão da Câmara aprova tramitação de projeto que prevê incentivos fiscais para indústria vinícola

Brasil Bebidas

Texto ainda precisa ser apreciado por mais duas comissões na casa legislativa antes de ser encaminhado ao executivo. Ibravin forneceu informações para embasar parecer do relator. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na última quarta-feira (26), a tramitação do Projeto de Lei 1881/2015, de autoria do deputado federal Betinho Gomes (PSDB/PE), que dispõe sobre incentivos fiscais à indústria vitivinícola.

Entre os itens previstos está a isenção do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) e redução das alíquotas do PIS/PASEP e COFINS. O projeto ainda precisa ser apreciado nas comissões de Constituições e Justiça e de Finanças e Tributação. Após, segue para sanção ou veto da presidência.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) contribuiu com informações sobre as características e localização da produção e do mercado vitivinícola brasileiro. Também forneceu dados sobre a carga tributária em países como o Chile e a Argentina, dois dos principais concorrentes dos rótulos verde-amarelos no mercado interno. Outra informação apurada pelo instituto se refere aos subsídios ao segmento em países europeus como Espanha, França e Itália, que superam 1 bilhão de Euros por ano e que são fundamentais para a competitividade dos países principais países produtores.

No parecer favorável, o deputado Silas Brasileiro (PMDB/MG), relator do projeto na comissão, destacou a importância social, econômica e ambiental que o setor vinícola vem consolidando ao longo dos anos. "A redução da tributação incidente sobre a produção e o consumo de vinhos seria benéfica tanto para a indústria vitivinícola brasileira quanto aos consumidores, que passariam a consumir os produtos elaborados internamente, proporcionando a sua valorização", diz. O parlamentar também enfatiza os benefícios do consumo regular e moderado à saúde, citando a prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, mal de Alzheimer entre outras.

"Sabemos que dificilmente o projeto será aprovado, mas ele contribui para que se discuta a elevada carga tributária do vinho, informe sobre a importância do setor vitivinícola e estimule que se pense em alternativas para melhorar a competitividade dos nossos vinhos", avalia o diretor executivo do Ibravin, Carlos R.Paviani.

Para o autor da proposição, deputado Betinho Gomes, a desoneração dos vinhos nacionais pode contribuir para atenuar os custos de produção e, consequentemente,reduzir o preço final para o consumidor. "O valor do vinho ainda é um impeditivo para seu consumo em escala satisfatória", justifica no texto do projeto.

Derechos Reservados©
Solo si se reconoce la fuente con el enlace hacia Food News Latam® se permite la total o parcial reproducción del contenido.
Fuente: Food News Latam® www.bebidaslatam.com

 

 

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|