Food News Latam - Marfrig irá fornecer carne bovina para os primeiros hambúrgueres com o selo Rainforest Alliance Certified™

 

facebook  Twiter  In Instagram logo Youtube

Marfrig irá fornecer carne bovina para os primeiros hambúrgueres com o selo Rainforest Alliance Certified™

Cárnicos Control Calidad Brasil

O selo Rainforest Alliance Certified atesta as boas práticas socioambiental e de bem-estar animal na produção de carne bovina. A Marfrig Global foods – a primeira empresa de processamento de carne do Brasil a obter a certificação Rainforest Alliance para Cadeia de Custódia - irá fornecer carne bovina para os primeiros hambúrgueres com o selo Rainforest Alliance Certified.

O selo com o sapo verde é reconhecido internacionalmente como um símbolo de sustentabilidade ambiental, social e econômica para produtos agrícolas e florestais. Os hambúrgueres feitos somente com carne de fazendas certificadas estão sendo lançados pela The Frozen Butcher, na feira de alimentos Anuga, em Colônia, na Alemanha. A “The Frozen Butcher” é uma marca de produtos de carne de qualidade premium, da Zandbergen World’s Finest Meat, umas das companhias líderes na distribuição de carnes na Europa.

No mercado brasileiro a procura pelas carnes com o selo ainda é maior entre os consumidores das classes A e B, diferente do que ocorre em outros países com uma forte cultura forte de preservação do meio ambiente. “A principal diferença entre os produtos produzidos com a carne certificada e os demais não é percebida nas gôndolas, por isso ainda há um grande trabalho de divulgação a ser feito junto ao consumidor”, comenta Mathias Almeida, gerente de Sustentabilidade da Marfrig Beef.

Segundo Almeida, o benefício da carne com a certificação Rainforest Alliance é que ela ajuda a assegurar um produto feito de acordo com os mais rigorosos critérios de responsabilidade social e ambiental conforme o protocolo definido pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS) – grupo internacional de organizações sem fins lucrativos que trabalha para conservação da biodiversidade e o desenvolvimento rural sustentável.

No Brasil, a rede de supermercados Carrefour foi a primeira a comercializar em parceria com a Marfrig a carne bovina com o selo Rainforest Alliance Certified. Já os principais destinos internacionais dos produtos da Marfrig com a certificação são Alemanha, Holanda e países Nórdicos. “Os cortes dianteiros são vendidos para a Zandbergen World’s Finest Meat, enquanto os cortes traseiros seguem direto para supermercados e são comercializados com a marca Marfrig”, conta Alisson Navarro, diretor de Exportação da Marfrig Beef.

“A Marfrig se destaca neste mercado por ser a primeira empresa de processamento de carne no mundo a usar o selo Rainforest Alliance Certified™”, destaca Navarro. De acordo com o executivo, a abertura do mercado chinês e americano representam boas oportunidades de ampliar a comercialização da carne este selo.

Pioneirismo em sustentabilidade
Em 2012, a unidade da Marfrig de Tangará da Serra (MT) se tornou a primeira indústria de alimentos no mundo o usar a carne certificada Rainforest Alliance, cujo selo significa que a unidade detentora é referência mundial em produção sustentável de carne bovina. E, desde 2013, a Marfrig Beef comercializa carnes bovinas com esta certificação com foco nos consumidores preocupados com a produção da carne desde a origem.

Atualmente, três plantas da Marfrig são Rainforest Alliance Certified para a Norma definida pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS) de Cadeia de Custódia: Tangará da Serra (MT), Promissão I (SP) e Pampeano (RS). “Estamos estudando a inclusão de outras unidades no escopo da certificação. Para isso, buscamos fornecedores de gado certificados, assim como clientes com interesse de trabalhar o produto certificado em diferentes destinos, tanto no mercado interno, como na exportação”, revela Mathias Almeida, gerente de Sustentabilidade da Marfrig Beef.

No Brasil, o Instituto de Certificação e Manejo Florestal e Agrícola (Imaflora) é o responsável pela auditoria de revalidação das plantas que possuem o Rainforest Alliance Certified anualmente.

Suscribase Newsletter semanal food

Otras publicaciones

ING logo DAIRY  logo DRINK

-

_

Proveedores Destacados

 

NHU logo
doehler logo   
Exberry logo PP
Beneo logo
kiwi enzyme logo

Logo Synergy

Plant-based

         Logo Tomra
    Rousselot Peptan
Oterra
Logo Corbion new
 Logo Sweegen
|